Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental

BIONERSIS S.A.

Projeto de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) consistindo na elaboração de diagnóstico, anteprojeto do sistema, projeto de Créditos de Carbono (MDL), e de estudo de viabilidade técnica e econômica para implantação de sistema de coleta e queima de gás de aterro sanitário, com vistas à comercialização de Créditos de Carbono, projeto realizado nos seguintes aterros:
 · Aterro Municipal, com 2,3 hectares, média de recebimento diária de 116 toneladas e população atendida de 207.142 habitantes. Estimativa de redução das emissões de projeto: 124.943 tCO2e, aterro localizado no município de Alvorada/RS, 2008 a 2009.
 · Aterro Guajuviras, com 12,7 hectares, média de recebimento diária de 225 toneladas e população atendida de 326.458 habitantes. Estimativa de redução das emissões de projeto: 257.901 tCO2e, aterro localizado no município de Canoas/RS, 2008 a 2009.
 · Aterro São Giácomo, com 9,2 hectares, média de recebimento diária de 275 toneladas e população atendida de 399.038 habitantes. Estimativa de redução das emissões de projeto: 257.130 tCO2e, aterro localizado no município de Caxias do Sul/RS, 2008 a 2009.
 · Aterro Santa Tecla, com 14,8 hectares, média de recebimento diária de 302 toneladas e população atendida de 479.630 habitantes. Estimativa de redução das emissões de projeto: 414.767 tCO2e, aterro localizado no município de Gravataí/RS, 2008 a 2009.
 · Aterro Novo Mundo, com 15 hectares, média de recebimento diária de 72 toneladas e população atendida de 122.231 habitantes. Estimativa de redução das emissões de projeto: 76.696 tCO2e, aterro localizado no município de Sapucaia do Sul/RS, 2008 a 2009.

FEAM – FUNDAÇÃO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE

 · Serviços de consultoria especializada para elaboração de estudo do estado da arte e análise de viabilidade técnica, econômica e ambiental da implantação de uma usina de tratamento térmico de RSU’s com geração de energia elétrica em conjunto de (88) municípios no estado de Minas Gerais, 2008 a 2009.
 · Analise de pré-viabilidade técnica econômica e ambiental da implantação de um sistema de aproveitamento energético de biogás gerado nos aterros sanitário de Betim, Contagem e Uberlândia em Minas Gerais, 2009 a 2010.

COMPANHIA FIAÇÃO E TECIDOS PORTO ALEGRENSE – FIATECI

 · Serviços de consultoria para avaliação de novo projeto do sistema de tratamento de efluentes e obtenção do licenciamento ambiental das novas instalações da FIATECI (LP – Licença Prévia, LI – Licença de Instalação, LO – Licença de Operação), 2008 a 2010.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALD

 · Preservação e conservação ambiental - elaboração de laudo de constatação de dano ambiental, elaboração de rol de quesitos para avaliação de danos ambientais, elaboração de laudo de exame e revisão do projeto de recuperação e/ou remediação de danos ambientais causados pela sede de uma Transportadora. Garibaldi/RS, 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO

 · Elaboração de estudo de recuperação e adequação de área, conhecida como “Aterro do Lima” bairro Rondônia através de projeto e implantação de uma Central de Reciclagem e aterro de Resíduos Sólidos da Construção Civil. Novo Hamburgo/RS, 2008.

WMS SUPERMERCADOS DO BRASIL LTDA.

 · Licenciamento ambiental da estação de tratamento de esgoto sanitário (para loja: Nacional Imbé-RS), obtenção da Licença de Instalação – LI, e da Licença de Operação – LO. Imbé/RS, 2008 a 2009.

KOBLITZ LTDA.

 · Auditoria, consultoria e coordenação técnica na elaboração de argumentos técnicos e laudos necessários à defesa de processo de crime ambiental, 2005 a 2009.
 · Simulação do comportamento hidráulico-hidrológico e da concentração de “cinzas de casca de arroz” ao longo do curso d’água com o objetivo de avaliar a possibilidade ou não do Arroio Imbaá e do Rio Uruguai serem contaminados, em caso de extravasamento de resíduos sólidos armazenados na cava de uma pereira.2006

AÇOS FAVORIT DISTRIBUIDORA LTDA.

 · Obtenção da licença de operação da unidas de trefilação instalada no município de Viamão -RS e apoio na renovação da licença de operação das unidades de Cachoeirinha/RS, 2005.

AMBAR COLOFONIAS IND. E COM. LTDA.

 · Projeto e Licenciamento da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais do Complexo Industrial de Refino e Destilação de Resina – Distrito Industrial de Rio Grande/RS, 2003.

CGDE – Companhia Geral de Distribuição Elétrica

 · Consultoria e Licenciamento Ambiental de Centrais de Termelétricas a partir do processamento de Biomassa – 02 com Casca de arroz e 01 com resíduos de madeira, 2001.

NTA Tecnologia Ambiental Ltda.

 · Consultoria e auditoria do Projeto de Recuperação Ambiental de Pedreira Degradada com a disposição de resíduos sólidos industriais em tambores, por encapsulamento e aterro Classe I para areia de fundição, 2001.
 · Coordenação Geral do Estudo de Impacto ambiental da Unidade de Destinação Final de RSI na Pedreira do Pedancino, 2001.

KOBLITZ ENERGIA

 · Consultoria e Licenciamento Ambiental de Centrais de Termelétricas a partir do processamento de Biomassa – Casca de arroz, 2000.

TELET S/A

 · Orientação e acessória técnica para a Prefeitura do município de Xangri-lá nos processos para regularização do Plano de Uso de Faixa de Praia junto à FEPAM e ao Patrimônio da União, RS, 2004.

LUNKO METALÚRGICA S.A.

 · Auditoria e projeto do Sistema de Tratamentos de Efluentes Industriais e estudo de caracterização e segregação de correntes, 2000.
 · Auditoria e Planejamento das Atividades necessária à implantação da ISSO 14000, 2000.

DANA ALBARUS S.A.

 · Auditoria e consultoria da estação de efluentes industriais, treinamento de operadores e apoio no desenvolvimento dos procedimentos operacionais para a ISO14000. Atualmente responsável pela coordenação do gerenciamento e operação da Estação de Efluentes Industriais, 1999.

GENERALMOTORS – MARCO Engenharia

 · Projeto básico da automação do Sistema de Tratamento de Efluentes Líquidos. Gravataí/RS, 1999.

BID – CRP – Companhia Rio Grandense de Participações

 · Desenvolvimento do Programa de Gestão Ambiental para controle das operações do Fundo de Investimentos RS – Tec (empresas de alta tecnologia/capital de risco), 1999.

STIHL – MOTO SERRAS S.A.

 · Diagnostico, projeto conceitual e básico da Lagoa de Tratamento de Efluentes Sanitários, 1999.

SADESA S.A.

 · Curtume – Diagnóstico da ETEI, 1998.

INNOVA

 · Elaboração do escopo para o Edital de contratação dos serviços de Engenharia Básica e Detalhamento, 1998.
 · Consultoria no desenvolvimento do projeto de tratamento de efluentes, 1998.

KODAK BRASILEIRA COM. E IND. LTDA

 · Desenvolvimento de políticas de meio ambiente, controle de poluição, gerenciamento ambiental, representante junto aos órgãos ambientais, 1997.

BELPAK S.A. & BBA

 · Coordenação da Análise de Risco da Fábrica de Poliestireno Expandido em Montenegro, 1997.

DEFENSA INDÚSTRIA DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS S.A.

 · Coordenação e execução do EIA/RIMA para Implantação de ARIP, 1997.
 · Gerenciamento de Projetos e implantação de ampliações e das novas unidades de formulação, 1992.

COMPANHIA PETROQUÍMICA DO SUL – COPESUL

 · EIA - RIMA para a obtenção da licença de instalação da Ampliação da Capacidade Instalada, 1996.
 · Separador de Água e Óleo (S.A.O.), gerente de contrato, projeto, complementação do Projeto Básico, suprimento, e acompanhamento a construção e montagem e pré-operação, 1988.
 · Assessoramento à empresa na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, 1987.

SULGÁS

 · Execução do EIA / RIMA do Gasoduto de Distribuição buscando obter a licença de Instalação, 1995.

TECSID - TECNOLOGIA INDUSTRIAL

 · Assessoria, projeto, aprovação junto aos Órgãos Ambientais das Operações de Destruição Térmica de Resíduos Industriais em fornos de Cimento, 1993;
 · Avaliação do sistema de disposição de resíduos industriais da Siderúrgica Rio Grandense –Gerdau, 1993;
 · Controle da operação de testes de co-processamento em fornos de cimento objetivando o licenciamento ambiental, 1993.

REFINARIA DE PETRÓLEO IPIRANGA - Rio Grande

 · Coordenação do projeto básico das Unidades de Tratamento de Efluentes Primário e Secundário, da Refinaria, 1990;
 · Montagem do fornecimento "turn key" das Unidades de Tratamento de Efluentes Primário e Secundário, da Refinaria, 1990.

GEOLÓGICA ENGENHARIA LTDA

 · Caracterização dos Solos de uma Área de mineração no município de Criciúma e Forquilhinha, num total de 1100 há, 2005;
 · Caracterização dos Solos de uma Área de mineração no município de Lauro Muller, num total de 100 ha (2005). Geológica Engenharia Ltda.
    

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO – CORSAN

 · Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental para obtenção de Licença, do estudo de Concepção para abastecimento de água do município de Passo Fundo/RS, 1998;
 · Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental para abastecimento de água do município de Nova Prata/RS, 1998;
 · Projeto de Reposição Florestal e Obtenção de Alvará de Corte da mata, para ampliação da Barragem Fazenda da Brigada, município de Passo Fundo/RS, 1998;
 · Projeto e Execução de Reposição Florestal: 1665 mudas de espécies nativas, referente à Ampliação da ETA do município de Gravataí/RS, 1999.