Empreendimentos Industriais

AREVA T&D DE ENERGIA LTDA.

 · Estudos de Diagnóstico Ambiental e consultoria no licenciamento de ampliações.
 

COMPANHIA FIAÇÃO E TECIDOS PORTO ALEGRENSE – FIATECI

 · Serviços de consultoria para avaliação de novo projeto do sistema de tratamento de efluentes e obtenção do licenciamento ambiental das novas instalações da FIATECI (LP – Licença Prévia, LI – Licença de Instalação, LO – Licença de Operação), 2008 a 2010.

SBCM PARTICIPAÇÕES LTDA.

 · Estudos técnicos econômicos com seleção de tecnologia, estudo de mercado, estimativas de custos econômico e elaboração de Estudo de Viabilidade Técnico- Econômico como subsidio à avaliação da potencialidade de negócios em um empreendimento de produção de Biodiesel. Campo Bom/RS, 2007.

SUPERINTENDÊNCIA DO PORTO DE ITAJAÍ

 · Elaboração de estudo ambiental para a caracterização da área de influência direta das atividades de dragagem de readequação e ampliação da bacia de evolução e aprofundamento do canal de acesso ao Porto Organizado de Itajaí, atendendo às exigências legais, sobretudo à Resolução CONAMA Nº 344/04. Itajaí/SC, 2005.

USITESC – USINA TERMELÉTRICA SUL CATARINENSE

 · Execução do plano de gerenciamento de risco para as operações da Usina Termelétrica Sul Catarinense. Elaboração de Analise de Riscos, Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e Plano de Ações Emergenciais (PAE). Treviso/SC, 2008.
 · Complementação ao plano de Gerenciamento de resíduos, com a estimativa de quantidade e classificação dos demais resíduos de operação, projeto das áreas de armazenamento, resíduos classe I e II, e identificação do destino final para cada classe, Treviso/SC, 2010.
 · Complementação ao plano ambiental da construção, com o memorial de cálculo e memorial descritivo da estação de tratamento de efluentes para tratamento dos efluentes sanitários gerados durante a obra de construção da Usina Termoelétrica Sul Catarinense, Treviso/SC, 2010.
 · Projeto de engenharia, com memorial descritivo e de cálculo e desenhos do sistema de tratamento dos efluentes industriais da Usina Termoelétrica Sul Catarinense, projetada para instalação no município de Treviso/SC, 2010.

PENA ENVIRONNEMENT BRASIL LTDA.

 · Estudo de legislação ambiental e de Compostagem como base ao estudo de viabilidade elaborado de Usina de Compostagem para atendes a Região Metropolitana de Curitiba/PR, 2008.

ELEJA – ELÉTRICA JACUÍ S/A

 · Serviços necessários à renovação do alvará para licenciamento dos serviços florestais, junto ao Departamento de Florestamento e áreas protegidas – DEFAP de área junto ao Jacuí - USINA TERMELÉTRICA JACUÍ. Charqueadas/RS, 2005.
 · Serviços necessários ao atendimento das condições e restrições exigidas na licença de instalação da USINA TERMELÉTRICA JACUÍ. Charqueadas/RS, 2005.

DSM ELASTÔMEROS BRASIL

 · Projeto de Classificação de áreas e reavaliação da classificação existente da Unidade de Triunfo -RS conforme Norma Internacional CEI IEC- 79-10. Triunfo/RS, 2003 a 2004.
 · Projeto de Classificação de áreas da nova unidade de polimeros. Triunfo/RS, 2009.

AMBAR COLOFONIAS IND. E COM. LTDA.

 · Projeto e Licenciamento da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais do Complexo Industrial de Refino e Destilação de Resina – Distrito Industrial de Rio Grande. Rio Grande/RS, 2003.

TRACTEBEL Energia - Centrais Geradora do Sul – Grupo SUEZ 

 · Consultoria nas negociações e estudos de logística para compra de insumos e comercialização de produtos de uma Unidade de desulfurização de gases gerados em uma Central Termoelétrica a carvão de 440 MW, 2001 a 2002.

BUNGE BORN ALIMENTOS

 · Auditoria e Consultoria no Estudo de Viabilidade Técnico-Econômico e do Projeto Conceitual de uma nova Unidade de Proteínas. Esteio/RS, 2001.

LUNKO METALÚRGICA S.A.

 · Auditoria e projeto do Sistema de Tratamentos de Efluentes Industriais e estudo de caracterização e segregação de correntes, 2000.
 · Auditoria e Planejamento das Atividades necessárias à implantação da ISSO 14000, 2000.

DANA ALBARUS S.A.

 · Auditoria e consultoria da estação de efluentes industriais, treinamento de operadores. e apoio no desenvolvimento dos procedimentos operacionais para a ISO14000. Atualmente responsável pela coordenação do gerenciamento e operação da Estação de Efluentes Industriais, 1999.

OPP – PETROQUIMICA S.A.

 · Projeto de Processo de Planta Piloto para reação de PP com Acetileno, 2000.
 · Consultoria e auditoria no acompanhamento do Projeto e Implantação da Unidade de Polímeros Especiais - São Paulo, visando garantir qualidade, prazos e custos do empreendimento (target price), 1996.
 · Projeto Básico, coordenação e acompanhamento a construção e montagem da Ampliação do Laboratório de Processamento da Unidade de Triunfo e de Itatiba, 1996.
 · Projeto conceitual, básico e coordenação do detalhamento das ampliações do Laboratório de desenvolvimento de processo. Triunfo/RS, 1996.

GENERALMOTORS – MARCO Engenharia

 · Projeto básico da automação do Sistema de Tratamento de Efluentes Líquidos. Gravataí/RS, 1999.

PETROBRÁS

 · Serviços de consultoria para avaliação e complementação do Projeto Básico da Unidade HDT e apoio na coordenação e na elaboração do Edital para concorrência de fornecimento da Unidade sob forma de "pacote", 1999.
 · Assessoria ao SEGEN na fiscalização do projeto, construção, montagem, recebimento de equipamentos, melhorias de projeto, treinamento da operação e posta em marcha da nova Unidade de Destilação Atmosférica, 1997.
 · Serviços de consultoria e auditoria dos Projetos Conceituais e Projeto Básico das Novas Unidades de Tratamento, Refino, Utilidades e Facilidades e apoio na coordenação e na elaboração do Edital para concorrência de fornecimento das Unidades sob forma de “pacotes”, 1995.
 · Serviços de consultoria na obtenção de soluções para problemas operacionais e de controle após a partida da nova Unidade de Destilação Atmosférica, 1993.
 · Coordenação do Projeto Básico das ampliações e das novas unidades de utilidades e facilidades necessárias a Duplicação da Unidade de Destilação Atmosférica, 1990.
 · Coordenação do Projeto Básico do Projeto de Substituição da Instrumentação da Duplicação da Unidade de Destilação da Refinaria, para implantação do SDCD, 1988.

STIHL – MOTO SERRAS S.A.

 · Diagnostico, projeto conceitual e básico da Lagoa de Tratamento de Efluentes Sanitários, 1999.
 · Diagnóstico da Estação de tratamento de Efluentes Industriais, projeto da ampliação e acompanhamento da implantação e posta em marcha, 1998.

SEBRAE

 · Participação nos Seminários de Sensibilização e participação parcial no comitê do Programa RS – Uma Vocação Plástica, 1999.
 · Estudos preliminares quanto a utilização de casca de arroz, 1999.
 · Consultoria para pequenas empresas, na montagem de empreendimentos no setor plástico, 1999.
 · Coordenação dos estudos de viabilidade para reativação do Frigorifico Alegretense, 1999.
 · Coordenação dos estudos de viabilidade para reativação do Frigorifico Castilhense, 1999.
 · Elaboração de perfis de indústrias plásticas de pequeno e médio porte, 1998.
 · Consultoria ao grupo de trabalho do programa RS-Vocação Plástica, 1996.

SADESA S.A.

 · Curtume – Diagnóstico da ETEI, 1998.

INNOVA

 · Elaboração do escopo para o Edital de contratação dos serviços de Engenharia Básica e Detalhamento, 1998.
 · Elaboração do Projeto Conceitual das instalações de Utilidades e facilidades da nova Fábrica de Estireno e Poliestireno - Polo de Triunfo, incluindo lay-out da área de tancagem, 1997.

SANTISTA S.A.

 · Auditoria e Consultoria no Gerenciamento do Projeto e Implantação da nova Unidade de Proteínas, 1997.

SIMPERGS

 · Desenvolvimento de Estudos de Viabilidade Econômica de Fábricas do Segmento de Plásticos – Pequenas e médias empresas, 1997.

INPLASUL IND. DE PLÁSTICOS SUDESTE LTDA – PATO BRANCO

 · Consultoria e desenvolvimento de Projeto de nova unidade, desde procura de produto, estudo de mercado, seleção de tecnologia até o estudo de viabilidade técnico–econômico, 1998.
 · Consultoria na elaboração do plano diretor e formas de contratação para implantação de uma fábrica de embalagens plásticas por extrusão, 1997.

COMPANHIA PETROQUÍMICA DO SUL – COPESUL

 · Separador de Água e Óleo (S.A.O.), gerente de contrato, projeto, complementação do Projeto Básico, suprimento, e acompanhamento a construção e montagem e pré-operação, 1988.
 · Plano de Expansão da Capacidade Instalada (PECI), coordenação e elaboração do projeto básico das áreas 02 - Butadieno, 12 e 13 Olefinas, 23 e 24 – Aromáticos, 1987.
 · Assessoramento à empresa na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental – EIA e Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, 1987.
 · Projeto de MTBE – 70.000 toneladas/ano, coordenação da Engenharia Básica de Processo, acompanhamento à construção e montagem e participação na configuração do Sistema Digital de Controle Distribuído – SDCD, 1985.

BRDE

 · Consultoria na elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica de uma Planta de Metanol e de uma Usina de Geração de Energia Elétrica a partir da gaseificação do carvão de Candiota, 1996.

TENENGE

 · Auditoria no projeto ASFOR, em desenvolvimento pela UTC em Salvador-BA, dentro do Consórcio TENENGE – ULTRATEC, a ser entregue a PETROBRÁS sob forma de “pacote”, incluindo a avaliação do Progresso físico do Projeto e o atendimento ao escopo do contrato de fornecimento, de forma a subsidiar a TENENGE em futuras negociações, 1996.

COPELMI MINERAÇÃO LTDA.

 · Avaliação a nível de segurança de Processo do Projeto do Secador de Finos de Carvão, 1994.
 · Reformulação e Automação do Projeto do Secador de Finos de Carvão, 1994.

SYNTEKO PRODUTOS QUÍMICOS S.A.

 · Serviços de consultoria e auditoria envolvendo melhorias operacionais, avaliação de utilidades e facilidades, automação de processo, projeto de ampliações, estimativas de investimento, coordenação e padronização de projetos, 1994.

STAHL BRASIL

 · Coordenação e execução do anteprojeto, da estimativa de investimento, do projeto básico e do detalhamento da Fábrica de Portão/RS, 1990.

NOVOTEX S.A.

 · Coordenação do Projeto Básico da Unidade de Não-Tecidos no Distrito Industrial de Gravataí, incluindo utilidades, sistema de combate a incêndio e interligação dos equipamentos de processo, 1989. 

GEDORE S.A.

 · Coordenação do projeto consistindo na elaboração das bases de projeto para detalhamento dos sistemas de ventilação geral e localizada das instalações industriais, 1989. 

PERDIGÃO AGROINDUSTRIAL S.A.

 · Avaliação do sistema de distribuição de utilidades, 1987. 

ROHM BRASILEIRA INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA.

 · Coordenação do Anteprojeto e do projeto Básico/Processo da Unidade de RPQ, 1987.

RHODIA AGRO S.A.

 · Coordenação de Contrato e de Projeto e implantação das Ampliações da Unidade da RHODIA. Áreas de processo, utilidades e instalações contra incêndio, 1986.
 · Coordenação e execução de todas as atividades de Engenharia Básica Industrial envolvidas nas ampliações, 1986.
 · Acompanhamento ao suprimento, construção, montagem e pré-operação.

PETROFLEX S.A.

 · Coordenação do Projeto Básico da Unidade de Produção de Alumina Hidratada, 1985.

REFINARIA DE PETRÓLEO IPIRANGA

 · Coordenação do projeto básico das Unidades de Tratamento de Efluentes Primário e Secundário, da Refinaria. Rio Grande/RS, 1990.
 · Montagem do fornecimento "turn key" das Unidades de Tratamento de Efluentes Primário e Secundário, da Refinaria, 1990.

FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (CIENTEC)

1979/1983
 · Estudo sobre a pirólise de carvão no Estado do Rio Grande do Sul, visando a determinação dos rendimentos do processo de leito fixo em resíduos sólidos, gasosos e líquidos.
 · Participação no grupo de trabalho para “Análise técnico-econômica do Processo de Gás Integral”.
 · Execução de estudo de Pirólise de Carvão de Santa Catarina, projeto e operação experimental.
 · Projeto CIVOGAS – Geração de Gás de Baixo Poder Calorífico, participação no projeto, especificação, compra, montagem, posta em marcha e operação dos reatores.
 · Projeto CIGAS – 1ª Fase – Geração de Gás de Médio Poder Calorífico, participação no projeto, especificação, compra, montagem, posta em marcha e operação dos reatores.
 · Projeto CIGAS – 2ª Fase – Especificação e compra de equipamentos de dois processos, CIGÁS 100 – reator para obtenção de gás de médio poder calorífico para processar 100 Kg/h de carvão com oxigênio e vapor d’água a pressões de até 20atm; GIGÁS ATM – reator com o mesmo fim, porém com uma capacidade de 800Kg/h, a pressão atmosférica.
 · Projeto Básico e CIGÁS Protótipo – Elaboração do Projeto Básico incluindo sistema de manuseio de sólidos, reações, recuperação de calor, limpeza e estocagem de gases, reator de leito fluidizado, 15atm, 5000t/h de carvão, gás de médio poder calorífico. (NATRON/CIENTEC).
 · Estimativa de investimento para transformação da unidade de gaseificação em leito fixo das Cerâmicas Cecrisa S.A. em leito fluidizado, utilizando a tecnologia da CIENTEC (NATRON/CIENTEC).
 · Elaboração do Programa Metanol, participação no estudo técnico-econômico para a obtenção de Metanol a partir de gás de síntese de carvão.
 · Estudo técnico-econômico da planta de gaseificação, Criciúma/SC, coordenação e execução como engenheiro da NATRON.