Notícias

   Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprova o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-RS) e analisa o Programa Estadual de Resíduos Sólidos


30/07/2015

Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprova o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-RS) e analisa o Programa Estadual de Resíduos Sólidos

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), analisará na próxima reunião, em 20 de agosto, a proposta do Programa Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos em nível municipal. A intenção é implementar nos municípios, algumas das ações sugeridas pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

O programa destina-se a fomentar e orientar as administrações municipais a viabilizar a implantação de Estações de Transbordo dos Resíduos Sólidos Urbanos para a destinação final em aterros sanitários licenciados. 

Na última semana, o Consema aprovou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), concluído em dezembro de 2014. Atualmente, dos 497 municípios do Estado, 399  encaminham os resíduos sólidos urbanos para disposição final em aterros privados ou públicos que operam com Licença de Operação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Outros 97 municípios encaminham os resíduos sólidos urbanos para disposição final em aterros controlados. E, somente o município de São Gabriel ainda dispõe seus resíduos sólidos urbanos em lixão a céu aberto. 

Conforme justificativa do programa apresentado aos conselheiros, o PERS apontou a premência da implantação em todos os municípios do Estado, dos serviços de coleta seletiva e posterior triagem e classificação destes resíduos. As Estações de Transbordo com pequenos investimentos adicionais podem transformar-se em Áreas de Transbordo e Triagem – ATT, unidades com o objetivo de proporcionar a triagem e classificação dos resíduos passíveis de reciclagem e o posterior transbordo dos resíduos sólidos a serem transportados para disposição final em aterro sanitário, o que também será trabalhado no programa. 

A secretária adjunta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente do Consema, Maria Patrícia Möllmann, destaca que o Programa será avaliado pelos conselheiros a fim de receber contribuições. Além de representantes do governo, integram o Consema, membros da sociedade civil, organizações não-governamentais, federação de trabalhadores, do setor produtivo e universidades.

 

Fonte: http://www.sema.rs.gov.br/

picture