Notícias

   Panorama dos Resíduos Sólidos do Rio Grande do Sul é apresentado em audiência pública na Assembleia Legislativa


17/10/2014

Panorama dos Resíduos Sólidos do Rio Grande do Sul é apresentado em audiência pública na Assembleia Legislativa 

 

 

Mobilização de vários setores da sociedade; mapeamento preliminar das áreas degradadas; necessidade de implantação de ações intermunicipais e setoriais; e a formação de um banco de dados que servirá como base do Sistema de Informações Estadual sobre Resíduos Sólidos. Essas são algumas das conclusões do diagnóstico da gestão de resíduos sólidos no Rio Grande do Sul, apresentado nesta quarta-feira (15), em audiência pública, na Assembleia Legislativa.

O evento foi promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). As informações divulgadas nesta quarta-feira servirão como base para a redação final do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-RS), a ser apresentado no dia 18 de novembro, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). A partir de agora, as informações coletadas ficarão disponíveis para consulta pública com acesso a partir do portal eletrônico do PERS-RS por 15 dias.

 O diagnóstico apresentado nesta quarta-feira, fruto de dez audiências públicas regionais realizadas durante os meses de junho e julho, além de uma série de oficinas setoriais executadas desde o começo deste ano, foi apresentado pelo coordenador do Plano Estadual de Resíduos Sólidos da Sema, Luiz Henrique Nascimento, e pelo diretor executivo da Engebio, Mario Saffer.

As oficinas regionais permitiram obter informações complementares para o diagnóstico, com a mobilização de municípios de pequeno e médio porte. Também ficou confirmado que a preocupação principal dos municípios concentra-se nos resíduos sólidos urbanos, com o desconhecimento sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e de diversas tipologias de resíduos. Há, ainda, uma expectativa de todos os setores sobre a efetiva implantação da logística reversa.

O encontro contou com a presença do coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado, Carlos Paganella.

Fonte: http://www.rs.gov.br/conteudo/205988/plano-estadual-de-residuos-solidos-entra-em-fase-final-de-consulta-publica.

picture