A Empresa

A ENGEBIO, fundada em 1990, através de seus proprietários e de sua rede de parceiros e consultores multi-disciplinar atua no apoio às empresas na obtenção de soluções para as questões relacionadas ao Meio Ambiente.

A evolução dos conceitos e das exigências Ambientais coloca em destaque a necessidade de uma abordagem pró-ativa onde o respeito ao Meio Ambiente deve ser encarado como uma atividade necessária às atividades de produção.

Atualmente Meio Ambiente ultrapassa o conceito e preservação e proteção dos recursos naturais, estendendo-se aos impactos de diversas atividades sobre os meios antrópicos (ex.: social, econômico, urbano, antropológico) que ganharam importância na análise e concepção das atividades industriais, comerciais e de serviços.

A Legislação Brasileira específica ao Meio Ambiente, associada à Lei de Crimes Ambientais e a uma maior divulgação dos acidentes ambientais pelos meios de comunicação, fazem com que o respeito ao Meio Ambiente seja encarado como uma necessidade e não somente como uma obrigação.

Operações com bancos nacionais exigem uma adequação a requisitos legais ambientais e os bancos internacionais exigem a adequação do empreendimento aos padrões ambientais internacionais.

Sob o aspecto financeiro, medidas de adequação ambiental de um projeto podem onerar diretamente um empreendimento e, seguindo moldes de países da CE, iniciou-se no Brasil a contabilização de ativos e passivos ambientais nos balanços das empresas, assim como a avaliação de riscos ambientais pelas seguradoras internacionais e o mercado nacional e internacional adotou o conceito desenvolvimento sustentável, associado à exigência de certificações ambientais, avaliações de impactos de gás efeito estufa (GEE) e consequente incentivos a implantação de tecnologias limpas.

A conscientização da população mundial quanto à escassez de água e da importância de preservar os recursos naturais faz com que o respeito ao Meio Ambiente, além de uma obrigação, passe a ter um apelo mercadológico.

A ENGEBIO, dentro deste contexto, desenvolve junto a seus clientes um trabalho de parceria, de auditoria externa e consultoria de forma a complementar a qualificação técnica dos executivos de sua empresa, atuando desde a definição de sua Política Ambiental, até a sua representação junto aos Órgãos Oficiais de Licenciamento e Controle.

A ENGEBIO está capacitada a atender diversos setores da indústria, comércio e serviços, trabalhando com novos empreendimentos ou com empresas já operacionais na busca do atendimento aos requisitos legais, no planejamento e na implantação de exigências ambientais corporativas, na melhoria do desempenho ambiental e demais ações necessárias ao desenvolvimento de atividades ambientalmente correta.

A experiência da ENGEBIO na elaboração de estudos e projetos de engenharia, desde as fases de estudos de viabilidade, planejamento gerenciamento até a conclusão das obras dos empreendimentos somada a sua experiência em assuntos relacionados com o Meio Ambiente propicia uma abordagem macro na implantação de empreendimentos nos mais diversos segmentos.

Baseada nesta experiência diversificada, a ENGEBIO propõe a implantação de conceitos de gerenciamento ambiental na fase de concepção e de projeto.

Esta prática não implica em custos adicionais e permite antecipar a influência dos aspectos ambientais nos empreendimentos tanto sob os aspectos de concepção quanto de custos e prazos finais, portanto resultando em um grande ganho final na viabilização do empreendimento..